quarta-feira, 20 de julho de 2011

O ESTADO NOVO-RESUMO

“ESTADO NOVO: CENTRALIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO NACIONAL, HIERÁRQUIA, VISÃO ANTIPOLÍTICA E NACIONALISMO DIFUSO”.

AUTOR: MAURO JUSTA

O período de governo de Getúlio Vargas, compreendido entre os anos de 1937 a 1945, foi denominado de Estado Novo. O fato marcante desse governo foi sua característica ditatorial.
Apoiado pela massa populacional em sua grande maioria e também pelos militares e diante de um quadro de instabilidade política, onde os boatos de favorecimento ao Comunismo aumentavam a cada dia, Getúlio Vargas, deu um golpe de estado em 10 de novembro de 1937.
Um dos seus primeiros atos foi fechar o Congresso, centralizar os poderes Legislativo e Judiciário e outorgar uma nova Constituição, iniciando assim seu governo ditatorial. Apesar de manter um poder estatal ditatorial, em muitas de suas ações procurava valorizar a integração nacional, promovendo investimentos nos setores de indústria e infra-estrutura.
Buscando manter o apoio dos militares, distribuiu alguns ministérios para Oficiais das Forças Armadas, o que garantia mais segurança na imposição do novo regime político.
Algumas ações marcaram a visão antipolítica desse governo, entre as quais podemos citar:
--Fechamento do Congresso e dos partidos políticos;
--Perseguição aos opositores políticos, principalmente os suspeitos de favorecimento ao Comunismo, culminando muitas vezes em prisões;
--Censura de Imprensa, (rádio e jornais);
Getúlio Vargas, percebendo o seu desgaste diante da população, passou a adotar medidas para recuperar seu prestígio, entre elas podemos citar:
--Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que garantia vários direitos aos trabalhadores, m(1943).
--Criação da Justiça do Trabalho, do Salário mínimo, da Carteira de Trabalho;
Criação de uma nova moeda, o cruzeiro. Alimentou ainda, o nacionalismo brasileiro, ao enviar tropas para lutar na Segunda Guerra Mundial, ao lado das tropas Aliadas, com destaque para a FEB,(Força Expedicionária Brasileira), que muito orgulhava os brasileiros por participar desta página da história mundial.
O Estado Novo marcou um período de desenvolvimento econômico e social no Brasil, mas ao mesmo tempo trouxe um grande retrocesso político, marcado por um governo ditatorial e de regime populista.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

JÚNIOR, Alcides Domingues Leite, Da República Velha até o fim do Regime Militar. In:______Org. Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009pág. 13 a 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário